Baladin Nazionale – 3,7

nazioO nome Nazionale deve-se ao fato de ser produzida com ingredientes 100% produzidos na Italia (inclusive lúpulos). É uma co-produção entre a Baladin e o Instituto Agrícola de Cussanio. Como quase toda Baladin foge completamente ao padrão regular dos estilos. O objetivo dessa Nazionale era o de produzir uma cerveja simples e com elevada drinkability mas que trouxesse a marca de inovação Baladin. Conseguiu.

País: Itália
Estilo: Belgian Blond Ale
Quando beber: verão no Piemonte
Harmonização: tonno di coniglio

Birrificio Le Baladin
Fundado em 1986 na cidade de Piozzo Cuneo, Piemonte, logo ao sul de Torino, o Burrifico Le Baladin tem um nome: Matterino “Teo” Mussi. Esse italiano começou sua história com um pub aos pés dos Alpes em uma região mundialmente conhecida pelos seus vinhos. Com absoluta liberdade de criação Teo vem criando brans premiados e que dificilmente encaixam-se nos estilos convencionais. É a revolução da cerveja artesanal com sotaque piemontês.
Avaliação
A apresentação começa já em mais uma de suas belíssimas garrafas com rótulo
Vertida apresentou um líquido dourado claro, nebuloso e com um creme branco com surpreendente formação, persistência e laces.
No aroma medianamente intenso, o primeiro destaque vem com notas notas bem herbais e casca de limão. Aos poucos notas frutadas aparecem com força. No final algumas notas leves ácidas e azedas dão um caráter um pouco selvagem.
O sabor é bem suave e traz uma entrada maltada levemente adocicada mas que conduz a um final um tanto seco e bastante amargo e herbal. Algumas notas ácidas aparecem garantindo uma refrescância interessante. O aftertaste é levemente amargo e herbal.
Corpo leve, carbonatação média e boa drinkability.
Uma cerveja leve e diferen.
www.baladin.it

Recommended Posts

Leave a Comment