Degustação #1829 Bodebrown 4 Blés Millésime 2014 – 4,5

Umas das preciosidades da Bodebrown. Produzida com quatro tipos diferentes de trigo: flocado, caramelizado, torrado e defumado em carvalho; leva ainda damasco, tâmaras e chips de carvalho. Para essa versão 2014, numerada e limitada em 1654 garrafas, foi utilizada levedura belga Rochefort. Envelheci ela por 4 anos na adega e valeu muito a pena. Extremamente complexa combinando ésteres frutados com surpreendentes sensações dos maltes de trigo especialmente as defumadas e melaço. Obra de arte.

 País: Brasil (Curitiba)
Estilo: Belgian Specialty Ale
Quando beber: será difícil encontrar uma
Harmonização: creme de tâmaras com panna cotta

Cervejaria Bodebrown
Comandada pelos irmãos Cavalcanti, Samuel e Paulo, a Bode é mais do que uma referência em cerveja artesanal no Brasil. Inovando sempre já atingem mercados internacionais através de colaborações como com a profícua estabelecida com a americana Stone. Não há como falar de cerveja artesanal no Brasil sem falar dela. É um privilégio tê-los acompanhado desde o início.
Avaliação
Na taça mostrou um líquido escuro, quase negro, bem fechado. O contraste é feito por uma espuma branca de média formação e persistência (surpreendente pelo tempo de guarda).
Aroma intenso e complexo. Destaque para os ésteres de frutas secas (muita ameixa), melaço, chocolate e caramelo. Também um leve defumado e um toque acético. Um fenólico picante vem bem em segundo plano. Notas licorosas bem leves.
Na boca são os maltes que dominam trazendo chocolate amargo, melaço e caramelo. Os ésteres estão em segundo plano mas ainda bem presentes.  Um toque defumado dá o charme. Notas licorosas complementam. O corpo é surpreendentemente mais leve do que o esperado mas mesmo assim segura bem a complexidade. O final é bem maltado mas trazendo notas defumadas e suavemente acéticas para equilibrar. Aftertaste estupidamente complexo e persistente trazendo todas as reminiscências de aromas e sensações.
Conjunto equilibradíssimo jamais deixando o dulçor incomodar e proporcionando uma excelente drinkability. Capolavoro.
www.bodebrown.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment