CARDIFF EM 4 HORAS – EPISÓDIO #1 SÉRIE ROTEIROS

urbantaphousePara o primeiro episódio da série EM 4 HORAS (para saber mais) escolhi Cardiff, capital do País de Gales. Estive recentemente por lá e gostei muito. É uma cidade relativamente pequena (pouco mais de 300 mil habitantes) e onde é possível fazer tudo a pé, o que é uma grande vantagem. Lá existem duas grandes paixões: rugby e cerveja. São fanáticos por rugby. E é incrível a atmosfera de um jogo da seleção galesa no Millenium Stadium. Mas também amam cerveja. A cidade é cheia de pubs históricos, um a cada esquina. Mas a cena craft também está em evidência com excelentes opções.
Explorar Cardiff é um prazer em si mesmo. As ruas são agradáveis com muitos calçadões e construções históricas. A cidade é extremamente segura e pode-se andar com tranquilidade independente do horário. E os pubs compensam. Vamos ao roteiro.

O ROTEIRO
O ponto de partida em Cardiff é sem dúvida a Estação Central. Além de estar localizada no coração da cidade é a melhor opção para quem vem de Londres, origem de 90% dos turistas. Vou sugerir um roteiro circular o que permite uma volta pelo centro de Cardiff e o retorno ao ponto de partida.

PARADA 1 – BREWDOG CARDIFF (Westgate St., 31)
brwedSaindo da estação central a primeira parada é o bar da cervejaria BrewDog . São apenas 400 metros. Bem fácil de achar. São 28 torneiras entre cervejas da própria Brewdog e de cervejarias convidadas como Mikkeller a Beavertown. Se você conhece o BrewDog SP é a mesma coisa. Pega sua cerveja no balcão e já paga. Aliás, como em todos os pubs por lá. Para aqueles que gostam de comprar cervejas para levar é um bom lugar para encontrar boas cervejas americanas. Eu comprei Stone e Firestone Walker (o take over é sempre mais barato). Os preços são galeses: em média £ 4,50 um copo com 2/3 pint.

PARADA 2 – THE GRAVITY STATION (Barrack Ln, 6)
A segunda parada é uma pequena loja com o melhor das cervejarias locais. Parada obrigatória para conhecer a cena galesa, tomar um pint on tap e comprar alguma raridade local para trazer. Saindo da BrewDog vire a direita na Wharton Street e caminhe por cerca de 500 metros. O The Gravity fica um pouco escondido em uma rua transversal e não é fácil de achar. Leve o mapa. Mas vale a visita. Em média £ 3,80 o pint.

PARADA 3 – URBAN TAP HOUSE (Westgate St., 25)
urbanEsse é, na minha opinião, o mais interessante pub de Cardiff. Para chegar lá recomendo que você caminhe do The Gravity em direção à Queen St. aproveitando para dar um passeio e ao menos passar em frente ao Castelo de Cardiff (vale a visita). O percurso total dá em torno de 1,0 km mas é muito agradável. Caso você volte direto são apenas 600m. O Urban é o pub da Tiny Rebel Brewing, a mais interessante cervejaria galesa. São 25 torneiras muitas delas no sistema cask com cervejas próprias e convidadas da cena local. Bom lugar também para abastecer o estômago.  Lá o pint sai em média por £ 3,50

PARADA 4 – THE CITY ARMS PUB (Quay St., 10)
cityrÉ o mais tradicional dos pubs de Cardiff tendo sido inaugurado em 1880. É o bar da cervejaria Brains, maior e mais importante do país. Aqui o lance é investir nas cask ales para se ter uma verdadeira experiência britânica. Vale mas só se sobrar tempo. O pint lá começa em £ 2,50.

Em linhas gerais Cardiff é uma pequena mas vibrante cidade. Para quem estiver em Londres pouco mais de 2 horas de trem. O único porém é que lá tudo é em  pounds (libra esterlina) o que torna muito caro para nós brasileiros. Espere beber muito bem, mas não barato!

FATOS SOBRE CARDIFF
PAÍS: PAÍS DE GALES (REINO UNIDO)
LÍNGUA: INGLÊS
MOEDA: LIBRA ESTERLINA
PREÇO MÉDIO DO PINT DE LAGER: US$ 5,00 (pintprince.com)
SEGURANÇA: MUITO SEGURO
MAPA: CLIQUE AQUI

Recent Posts

Leave a Comment