Corsendonk Agnus Tripel – 3,9

A Corsendonk é uma cervejaria que tem sua origem em um mosteiro agostiniano com fundação datada do ano de 1398. Apesar de atualmente não ter qualquer ligação com a ordem religiosa, a cervejaria remonta essa tradição não apenas nos estilos, típicos de abadia, como também no nome de suas cervejas. Os três brands principais fazem referência à símbolos religiosos: uma dubbel chamada Pater Noster, uma cerveja de natal chamada Christmas Ale e essa tripel chamada originalmente Agnus Dei. Trata-se de uma excelente tripel exatamente dentro do que pede o estilo e representando muito bem as cervejas de abadia. A garrafa rolhada é um show à parte. Vale experimentar.

País: Bélgica
Estilo: Belgian Tripel
Quando beber: em oração
Harmonização: gehaktbal huibeken

Brouwerij Corsendonk 
A história da Corsendonk pode ser dividida em dois períodos: o período original e a refundação. O período original data do século XIV, quando  foi fundada na cidade de Oud-Turnhout por monges agostianianos vindos da Suíça. Os monges produziram ininterruptamente por cerca de 400 anos até o final do século XVIII quando foi fechada por ordem do Imperador Joseph II do Sacro Império Romano Germânico.
A refundação veio quase 200 anos depois quando em 1968 um complexo turístico foi implantado na área histórica da cidade que culminou com o relançamento da marca em 1982. Apesar de produzir receitas próprias, todo processo produtivo é feito pela Brasserie Du Boq de Purnode, distante 200 km de Oud-Turnhout.

Avaliação  
Excelente belgian tripel que impressiona pela apresentação da garrafa.
Vertida apresentou uma coloração dourada clara levemente nebulosa com um creme branco de boa formação, bem denso e persistente que deixa alguns laces.
No aroma complexidade entre os ésteres frutados da levedura (banana e pêssego) com sentidas notas cítricas (laranja doce) e um acabamento picante (cravo e pimenta).
No sabor uma entrada malta levemente adocicada, a força da levedura com ésteres e fenóis e um final seco e um tanto amargo. O aftertaste é persistente e profundo trazendo a levedura como destaque. O corpo é medio e a carbonatação evidente.
Tudo o que esperamos do estilo.
www.corsendonk.com

 

Recent Posts

Leave a Comment