Degustação #1600 – Synergy Xpresso Peanut – 3,7

XPEANUTLançamento que gerou bastante expectativa, a Xpresso Peanut é uma oatmeal stout que leva amendoim na receita. Degustei ela on tap no Mercado da Cerveja em Curitiba. Primeiro: não espere nada de Peanut Butter, é amendoim torrado. Segundo: quem domina é o café com notas intensas que conjuntamente à torra do amendoim (mais perceptível na boca que no aroma) leva a um conjunto bastante seco e torrado. Unidimensional mas deve cair no gosto dos amantes de café.

País: Brasil (Alambari)
Estilo: Oatmeal Stout
Para quem: amantes de café
Harmonização: um tiramissu clássica harmonização por semelhança

Synergy Brewing Company
Jovem cervejaria cigana da cidade paulista de Alambari bem próxima à Sorocaba. Fundada em 2015 tem como carro chefe sua excelente New England IPA Hop It UP, já degustada mas ainda não catalogada aqui no blog.
Avaliação
No pint mostrou um líquido negro com leves nuances acastanhados e um creme bege e denso, de média formação e persistência.
Aroma intenso trazendo bastante café torrado e um leve amendoim também torrado.
Na boca o amendoim aparece melhor mesmo assim em segundo plano fazendo sombra ao café. Mas não espere nada de peanut butter, é um amendoim torradão. Bem pouco dulçor o que confere um final com amargor de torra e bastante seco. O corpo estava levemente aquém do esperado mas segura bem as notas de café. Carbonatação média. Aftertaste bem colocado com notas de café novamente sobressaindo.
No conjunto uma cerveja para amantes de café onde o amendoim contribuiu para deixar ainda mais torrada e seca. Bastante unidimensional.
www.cervejariasynergy.com.br

Recent Posts

Leave a Comment