Degustação #1621 – Crooked Stave Nightmare On Brett With Blueberries – 4,5

IMG_20180111_113015_681Dada a especialização da Crooked Stave em cervejas azedas minha expectativa era alta para essa Nigthmare on Brett. E o resultado superou a expectativa: baita cerveja! Trata-se de uma sour ale com base de imperial stout fermentada com brett, envelhecida em barris de carvalho utilizados no envelhecimento do tradicional bourbon Leopold Bros. e que teve ainda uma adição cavalar de blueberries. Lembrou uma irmã mais velha da querida The Bruery Tart of Darkness. Uma cerveja extremamente agressiva combinando notas sour e funky com hints de chocolate, blueberry e baunilha. Apenas para paladares azedos!

País: Estados Unidos
Estilo: Sour Ale
Quem beber:  apenas para amantes de cervejas extremas e azedas
Harmonização: eu curto sour com carne vermelha com nesse caso uma sobremesa de creme pode ser matadora

Crooked Stave Artisan Beer Project
Cervejaria fundada em 2o10 na cidade de Denver no Colorado. Comandada pelo cervejeiro Chad Yakobson a Crooked especializou-se na arte de produzir cervejas azedas maturadas em barris de madeira. Atua ainda como distribuidora de marcas como Perennial, Prairie, 8-Wired, Achel e muitas outras.
Avaliação
Na taça verteu uma coloração enegrecida, fechada e com um creme bege de pequena formação e persistência.
Aroma intenso, complexo e muito muito sour. Notas de balsâmico, tart de frutas vermelhas e chocolate.  A baunilha está discreta mas presente e alguns ésteres de frutas maduras também aparecem. Um leve funky aparece no final.
Na boca a complexidade permanece mas trazendo ainda mais acidez e sourness. O balsâmico é bem presente, trazendo notas funky mais presentes e um tart de frutas. O chocolate aparece menos do que no aroma mas a baunilha e o whiskie mais presentes. O final é bem ácido e agressivamente azedo. Aftertaste profundo e persistente trazendo notas azedas e chocolate. Corpo leve e carbonatação baixa como esperado.
No conjunto uma cerveja extremamente agressiva e para paladares treinados. Cuidado com ela.
www.crookedstave.com

Recent Posts

Leave a Comment