Degustação #1833 Wäls MadLab Petroleum Barrel Aged Bourbon – 4,3

Certamente uma das melhores cervejas do bom clube de assinatura da Wals. Trata-se da já consagrada receita da Petroleum (leia-se cervejaria DUM) maturada em barris de carvalho americano utilizados no envelhecimento de whiskie bourbon. Trata-se de uma clássica RIS com perfil bem esterificado e com barril bem evidente trazendo baunilha e bourbon. E com um plus: um toque de acidez me parece não intencional que fez a diferença. Como tenho mais uma garrafinha daqui uns 2 anos veremos se essa acidificação é selvagem ou não.

País: Brasil (Belo Horizonte)
Estilo: Russian Imperial Stout Barrel Aged
Porque beber: uma das melhores cervejas da linha Wals
Harmonização: pavê de ameixas

Wäls MadLab
A Wals é uma cervejaria mineira fundada em 1999 pela família Carneiro. Em 2015 foi adquirida pela gigante AB-Inbev na sua estratégia de avançar sobre o mercado artesanal.  Uma das iniciativas da nova controladora foi o lançamento do clube de assinaturas MadLab com cervejas experimentais de edição limitada. Apesar das cervejas terem sempre o perfil Wäls (carregadas no álcool e no adocicado) é o melhor clube de assinaturas do país..
Avaliação
Na taça mostrou a tradicional coloração escura bem fechada com um creme bege de boa formação e persistência para uma barrel aged.
Aroma de média intensidade mas muito saboroso e complexo. Bourbon evidente com bastante frutas passas e baunilha. A torra vem em segundo plano com notas de cacau e café. Uma pegada licorosa já antecipa a potência.
Na boca a base traz os maltes torrados mas que logo é suplantado pelo dulçor de frutas escuras, baunilha e coco queimado. O final traz um amargor  de torra agradável acompanhada de notas licorosas que esquentam a degustação. Boozy mas sem incomodar. Um surpreendente toque de acidez quase remetendo a um caráter sour suaviza e equilibra o conjunto.  Aftertaste profundo e persistente trazendo frutas escuras, baunilha e bourbon. Corpo sedoso e carbonatação média.
Superou as expectativas.
www.wals.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment