Deschutes The Abyss – 4,5

abyssSazonal da Deschutes sendo comercializada apenas em novembro e com recomendação de ficar por pelo menos um ano em guarda. Essa da safra 2014 ficou pouco mais de um ano e meio e já mostrou uma qualidade espetacular. Trata-se de um blend de Russian Imperial Stout com adição de melaço, vagens de baunilha, alcaçuz e cereja onde 50% é envelhecida em barris de carvalho (bourbon e pinot noir) e 50% é de cerveja jovem.  Extraordinária cerveja com com melaço, baunilha e bourbon e um final amargo e levemente picante. Muito complexa.

País: Estados Unidos
Estilo: Russian Imperial Stout
Quando beber: mais uma da série não deixe passar
Harmonização: sozinha vai muito bem (também pensei num chocolate amargo)

Deschutes Brewery
Cervejaria artesanal fundada em Bend, Oregon, em 1988. Fundada por Gary Fish, começou como um brewpup em Bend, ainda em atividade,  e hoje possui uma filial em Portland. Está entre as 10 maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos.
Avaliação
Na taça verteu um líquido quase negro, fechado e com um creme marrom denso de média formação e boa persistência.
Aroma intenso com frutas escuras, chocolate amargo, baunilha, notas de melaço e uma mordida de bourbon.
Na boca o perfil mais adocicado dá lugar a um perfil levemente mais torrado e amargo. Frutas escuras, notas marrasquino embriagado lembrando vinho fortificado, caramelo tostado, chocolate e baunilha. O boubon está discreto mas esquenta. O final é amargo e torrado com algumas notas terrosas e levemente picantes. Também madeira e uma pegada de alcaçuz. Aftertaste profundo e persistente com marrasquino, melaço e leves notas licorosas. Corpo denso e carbonatação baixa.
No conjunto uma excepcional RIS muito complexa e muito equilibrada. Fantástica.
www.deschutesbrewery.com

Foto: instagram.com/librewtarian

Recent Posts

Leave a Comment