Dogma Estigma – 4,0

dogmaestigmaMais uma da interminável série de excelentes IPAs da Dogma. Essa uma american com generosas doses dos lúpulos Citra, Equinox, Mosaic e Azzaca. Talvez estejamos mau acostumados pela qualidade da Dogma mas esse ficou um pouco abaixo das demais. Aroma não tão intenso e um amargor não tão limpo. Mesmo assim excelente cerveja.

País: Brasil (São Paulo)
Estilo: American India Pale Ale
Porque beber: se a sua lata não explodiu aproveite a levedura Conan
Harmonização: american chop suey

Cervejaria Dogma
A Dogma é o produto da fusão de três cervejarias paulistas: Serra de Três Pontas, Prima Satt e Noturna. Todas as três cervejarias surgiram na panela sendo comandadas respectivamente por Bruno Moreno, Leonardo Satt e Luciano Silva. É mais uma cigana produzindo seus rótulos em instalações de terceiros.
Avaliação
Na taça mostrou uma coloração dourada clara bastante turva e com um creme branco de excelente formação e boa persistência.
Aroma de média intensidade com muitas frutas tropicais (abacaxi, maracujá e pêssego). O malte é apenas um traço adocicado.
Na boca novamente o lúpulo domina com abacaxi, maracujá e pêssego. O malte bem discreto novamente. O final traz um amargor bem leve mas com um leve picante de resina (provavelmente do azzaca). Afertaste profundo e persistente trazendo notas frutadas e um leve adocicado. Carbonatação evidente, corpo leve/médio e boa drinkability.
No conjunto ficou abaixo das outras ipas da dogmas. Talvez estejamos mesmo mau acostumados.
www.cervejariadogma.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment