DUM Karel IV – 3,7

A DUM Karel IV é uma homenagem ao famoso Rei da Bohemia e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Trata-se de uma Imperial Amber Lager bastante intensa com um pronunciado amargor de 84 IBUs e um bela carga de malte que a leva a 8,4% ABV de teor alcoólico.  Eu confesso que não sou fã de lagers, especialmente porque suas possibilidade são restritas, mas a DUM vem levando suas lagers ao limite. Essa Karel IV apresentou-se bem fresca, com um amargor bastante intenso e profundo, muito bem equilibrado por notas de malte doce. Me lembrou muito a Old Scratch Amber Lager da Flying Dog, o que é um grande elogio. É sempre uma lager, mas surpreende positivamente.

País: Brasil (Curitiba)
Estilo: Imperial Amber Lager
Quando beber: provar uma lager com personalidade forte
Harmonização: tigre (receita familiar do Murilo Foltran)

DUM Cervejaria
A DUM é fruto do talento de três amigos: Luiz Felipe, Murilo e Julio. Para quem conhece a cena cervejeira de Curitiba os três são figurinhas carimbadas mas nacionalmente ficaram conhecidos pela sua Petroleum. Mais uma cigana, a DUM produz suas cervejas na Cervejaria Curitiba (Gauden Bier), no tradicional bairro curitibano de Santa Felicidade.

Avaliação  
Belíssima apresentação: coloração âmbar clara, intensa, translúcida e com um creme bege claro de boa formação e boa persistência.
Aroma medianamente intenso com uma boa base notas adocicadas do malte, algo de toffee, fermento aparente e algumas notas de lúpulo terroso
Na boca tem um entrada maltada com notas de pão doce e caramelo levo. Aos poucos o lúpulo domina e conduz a um final seco e amargo com notas terrosas, resinosas e certa adstringência. O aftertaste é persistente e profundo com notas terrosas e resinosas acompanhadas de malte bem doce. O álcool está muito bem inserido mas mesmo assim é uma cerveja quente. O corpo é médio para leve e a carbonatação mediana.
No conjunto entrega o que promete: uma Imperial Lager intensa, maltada e bastante amarga. É sempre uma lager, mas surpreende.
www.dumcervejaria.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment