FLORIANÓPOLIS EM 4 HORAS – EPISÓDIO #4 ROTEIROS

floripaFlorianópolis é um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil. Praias lindas, gente bonita e muita agitação. E o melhor: muita cerveja artesanal da melhor qualidade. É ou não é o roteiro perfeito?

O ROTEIRO
O roteiro segue a dinâmica conhecida da série: onde beber cerveja de qualidade em não mais do que 4 horas.
Em sendo destino nacional o meio de transporte é o carro. Até porque Florianópolis sem carro é praticamente inviável tanto pelas longas distâncias quanto pela precariedade do transporte público. Se prepare para rodar. Vamos sair de São José (região metropolitana ainda no continente) e vamos até a Lagoa da Conceição (coração da ilha) percorrendo quase 50 quilômetros.
Então ao roteiro.

PARADA 1 – ARMADA CERVEJARIA (R. Maria Manchen de Souza, 400 – Kobrasol – São José)
armadacervejeiraA Armada é o mais novo endereço das cervejas artesanais da ilha. E em termos de cervejas o melhor. Aberto em 2015 é uma iniciativa colaborativa de 10 premiados cervejeiros caseiros de Florianópolis. São 12 torneiras jorrando excelentes e criativas cervejas com destaque para Sour Ales e fresquíssimas American IPAs.. Qualidade de brewpub americano. E tudo produzido lá garantindo cervejas novas e frescas.
Para dar uma sacada no line up basta acessar o site da armada. Ah, lá não tem comida então é perfeito para as primeiras da noite.
www.armadacervejeira.com.br

PARADA 2 – CERVEJARIA SAMBAQUI (Rua XV de Novembro, 181 – Santo Antônio de Lisboa)
O bar da cervejaria Sambaqui encontra-se um pouco afastado do centro da cidade no histórico bairro de Santo Antônio de Lisboa. Apesar da distância, vá! Especialmente no horário de verão quando dá para pegar o pôr do sol. Lá você poderá degustar uma das especialidades da ilha: ostras. Quanto às cervejas são 4 torneiras jorrando produções próprias. Então é jogo rápido: uma porção de ostras, o pôr do sol e uma ou duas Sambaquis.
www.cervejasambaqui.com.br

PARADA 3 – LET IT BEER (Av. Madre Benvenuta 1168, loja 10 – Santa Mônica)
Se até aqui você ainda estiver com o tempo controlado (não atrasou nem na Armada nem na Sambaqui) então pode dar uma parada no Let it Beer que é caminho para a lagoa. Trata-se de uma loja especializada com um bom estoque de cervejas locais. A loja  divide o espaço com uma hamburgueria e uma temeria sendo um bom lugar para um pit stop gastronômico rápido.
Tome só uma cerveja, de preferência regional, e siga em frente.
facebook/letitbeer

PARADA 4 – BLACK SWAN (Rua Manoel Severino de Oliveira, 592 – Lagoa da Conceição)
O Black Swan tem jeitão de pub inglês. Com muitas telas espalhadas pelo bar é o local ideal para quem é fã de esportes. Não espere muitas artesanais por aqui. Mas dá para tomar uma Guinness ou uma Fuller’s. Ah, cardápio extenso e de qualidade. Mais uma do estilo: é uma e tchau.
www.theblackswan.com.br

12094780_965811516824865_3538510874585146981_oPARADA 5 – BOOKS & BEERS (Rua Senador Ivo D’Aquino, 103 – Lagoa da Conceição)
A última parada. De frente para a lagoa bem junto da ponte, é o ambiente mais refinado do roteiro. Logo na entrada, ainda na parte inferior, um ambiente descontraído com cara de sala de leitura. Na parte superior, mais com cara de pub americano,  um deck com vista para a Lagoa da Conceição.
Aqui são 8 torneiras com cervejas artesanais locais e regionais além de um número considerável de opções em garrafa. A cozinha também é excelente. Ótimo lugar para encerrar a noite.
www.booksbeers.com

FIQUE ATENTO
Além do roteiro ser longo, o trânsito de Florianópolis tende a ser péssimo, especialmente nos finais de tarde. Confesso que dificilmente dará tempo para visitar os 5 bares citados na proposta de 4 horas.
Se for para priorizar 1 e 5. São os imperdíveis.

DICA PARA O ALMOÇO
Caso você esteja em Floripa pela hora do almoço não deixe de conhecer o Mercado Publico. Localizado bem no centro da cidade tem várias opções de restaurantes especializados em frutos do mar. E também uma excelente opção para cervejas artesanais: a Beer Boss. São 8 torneiras jorrando cervejas artesanais locais e eventualmente nacionais. Vale!

MAPA DO ROTEIRO
.::.clique aqui

Recommended Posts

Leave a Comment