Founders Kentucky Breakfast Stout (KBS) – 4,5

kbsA KBS é talvez a melhor cerveja que já aportou em terras brasileiras. E o melhor: por um preço bastante razoável. Trata-se de uma American Imperial Stout produzida com grandes quantidades de café e chocolate e então maturada por 1 ano em barris de carvalho onde envelheceu-se bourbon.

País: Estados Unidos
Estilo: American Imperial Stout
Quando beber: se achar, agarre!
Harmonização: ela se basta

Founders Brewing
Uma das minhas cervejarias favoritas tem sua sede em Grand Rapids, Michigan. Fundada em 1997 segue independente e com uma consistência impressionante em suas cervejas. Nunca é demais relembrar sua filosofia: “Nós não fazermos cervejas para as massas. Em vez disso, nossas cervejas são criados para alguns poucos escolhidos, um pequeno grupo de renegados e rebeldes que gostem de cervejas que empurrem os limites do que é comumente aceito. Em suma, fazemos cerveja para pessoas como nós”
Avaliação
No pint mostrou um líquido quase negro, viscoso, com um creme bege escuro, denso, de boa formação e excelente persistência.
Aroma medianamente intenso, muito complexo e bem equilibrado entre o doce e o torrado com uma pegada  licorosa no final. Baunilha, cacau, notas de café torrado e leve bourbon.
Na boca o corpo sedoso enche a boca com café, chocolate amargo e baunilha. Também frutas escuras. Aos poucos o bourbon vem bem aparente mas sem incomodar. O final é quente, profundo e com leve amargor de torra. Aftertaste profundo com muito bourbon e baunilha bem quebrados por notas de torrefação. Corpo sedoso e carbonatação média/baixa.
No conjunto um primor de cerveja.
www.foundersbrewing.com

Recommended Posts

Leave a Comment