GRAMADO E CANELA EM 4 HORAS – EPISÓDIO #3 SÉRIE ROTEIROS

Gramado e Canela estão entre minhas opções preferidas de turismo no Brasil. Clima agradável, cidades organizadas, excelente gastronomia e muita coisa bacana para fazer. E também boas cervejas. Vale, e muito.

O ROTEIRO
Para o nosso roteiro vou considerar que você esteja de carro. Existem opções para quem não estiver motorizado, inclusive alguns tours cervejeiros. Basta dar um google. Considerando o nosso desafio de 4 horas vou começar por Canela para enfim chegar à cereja do bolo em Gramado: a Taberna MF. Vamos ao roteiro.

farolPARADA 1 – CERVEJARIA DO FAROL (R. Severino Inocente Zini, 150 – Canela)
O grande atrativo da Cervejaria do Farol é justamente o farol que lhe dá o nome. Uma torre com 32 metros e 153 degraus que levam a um mirante com vista panorâmica da Serra Gaúcha. Vale o esforço. E por óbvio suba antes de beber. O local é agradável contando com um restaurante e um biergarten externo para os dias de verão. Quanto às cervejas são apenas 3 estilos bem alemães: Weiss, Pilsen e Doppelbock. Deguste a do seu estilo preferido e siga viagem rumo à Gramado.
www.cervejariadofarol.com.br

rasenPARADA 2 – RASEN BIER (Rua Cândido Godoy, 82 – Gramado)
A segunda parada é bem no meio do caminho entre Gramado e Canela: a Rasen Bier. Lá você pode fazer uma visita guiada da cervejaria (para quem já visitou qualquer cervejaria é sempre mais do mesmo) ou degustar suas cervejas no pequeno e agradável pub com trilha sonora tipicamente alemã. O carro chefe da cervejaria é a trinca Pilsen, Dunkel e Weizen. Mas produz também uma Amber Ale, uma Belgian Strong Ale  e uma American Pale Ale (Braza – que leva a assinatura do especialista em carnes Marcos Bassi). Na torneira apenas Pilsen. Tome uma, compre alguns souvenires e siga em frente. Destaque para o atendimento de excelência e simpatia do staff da Rasen.
www.rasenbier.com.br

grambierPARADA 3 – GRAM BIER (Rua São Marcos, 555 – Gramado)
A apenas uma quadra da Rasen está a Gram Bier. Aqui também a tradicional visita guiada e um pequeno pub com o detalhe de pelegos nas cadeiras. Infelizmente o atendimento foi péssimo. Mas quero crer que foi azar momentâneo uma vez que bastou uma reclamação no facebook da cervejaria e prontamente fui respondido.  Mais profícua que as anteriores a Gram Bier produz 8 diferentes cervejas sendo que algumas delas disponíveis on tap no pub. Possui ainda uma experiência barril aged mas que não estava disponível (ao menos não para mim, vai saber). Mais uma vez tome uma só e siga em frente.
www.grambier.com.br

tabernamfPARADA 4 – TABERNA MF (Rua Sen. Salgado Filho, 170 – Centro – Gramado)
Se você notou, eu procurei deixar implícito para não perder muito tempo nas paradas anteriores. Não que elas não sejam interessantes. É que a Taberna MF sozinha mereceria sua viagem à Gramado. Na minha opinião o melhor bar cervejeiro do Brasil. São incríveis 30 torneiras com criações do mestre Elenilson “Pito” Baretta. Diz a lenda que Pito trouxe sua inspiração após ter trabalhado um período na celebrada Cantillon de Bruxelas. O fato é que suas cervejas são excepcionais. Ousadia e execução perfeita nos mais variados estilos (ou melhor, sempre fora dos estilos).  A MF (mother fucker segundo as más línguas) é uma verdadeira experiência sensorial. Apenas de cervejas maturadas em barril são 10 torneiras. mftMeus destaques ficaram por conta de uma Tripel não filtrada com adição de lúpulos Sorachi Ace e maturada em barris de Vinho do Porto e uma Strong Scotch Ale maturada em Carvalho Francês com notas defumadas e uma leve turfa. Não bastasse as cervejas o staff é extremamente atencioso e composto por gente verdadeiramente do ramo. E se você der sorte de encontrar o Pito por lá um papo agradável sobre cerveja é certo. Ah, e para completar um cardápio bastante sólido. Mas chegue cedo e dê preferência à dias de semana pois a casa é pequena. Imperdível.
www.facebook.com/TabernaMF

DICAS
Para visitas às cervejarias agende sempre antes.
Algumas cervejarias fornecem transporte direto do hotel (se você estiver a pé, vale se informar)
Da Farol à Taberna MF passando por Rasen e Gram Bier são apenas 11 km.
MAPA: clique aqui

IMPORTANTE: Se tiver que optar por uma só, nem pense: Taberna MF. Na verdade apenas uma noite é pouco só para ela.

Recent Posts

Leave a Comment