Juan Caloto La Noche de La Mamba Niegra – 3,6

mambaniegraSour Ale produzida colaborativamente entre a paulista Juan Caloto e a carioca 2 Cabeças. Trata-se de uma base de stout fermentada com lactobacilos,  adição de framboesas e dry-hopping de Simcoe. O resultado é uma cerveja com aroma muito agradável e refrescante com destaque para as notas tart de framboesa. Uma pena que a sensação de boca mostrou-se um tanto confusa entre as características de uma stout e de uma sour. Faltou maior assertividade no sabor com mais de acidez da fruta. Mesmo assim vale a experiência.

País: Brasil (São Paulo)
Estilo: Sour Ale
Quando beber: cai bem em churrasco
Harmonização: cupim assado (apesar da framboesa – ou também por ela – a sourness e as notas torradas ficariam perfeitas com carnes gordas)

Cerveja Juan Caloto e 2 Cabeças
A Juan Caloto é uma cervejaria cigana da cidade de São Paulo que iniciou suas produções através do crowdfunding chamado Social Beers. Já a 2 Cabeças é uma já tradicional cigana do Rio de Janeiro com experiência em produções colaborativas.
Avaliação
Vertida mostrou um líquido castanho escuro, fechado e com um creme bege de boa formação e média persistência.
Aroma de média intensidade mas bastante complexo e refrescante. Notas tarts de framboesa, acidez láctica, leve cítrico do lúpulo e uma pegada de café aparente.
Na boca a refrescância não é a mesma. A base de stout está mais presente e a acidez lática mais discreta assim como as framboesas. Maltes torrados, leve tart de framboesa e um quê adocicado. A citricidade também discreta O final é suavemente amargo  trazendo uma leve acidez mas poderia ser mais pronunciado e mais seco.  Essa falta de assertividade compromete um pouco a drinkability. Aftertaste agradável deixando algo de maltes torrados e um leve tart de framboesa. Corpo leve e carbonatação média/alta.
No conjunto uma Sour Ale interessante especialmente no aroma.
www.facebook.com/JuanCaloto

Recommended Posts

Leave a Comment