La Guillotine – 4,1

A Huyghe, a cervejaria do elefante rosa, é hoje um mito cervejeiro belga. Mas não foi sempre assim. Após as 2 grandes guerras a cervejaria praticamente faliu e passou a produzir uma lager de baixa qualidade chamada Golden Kenia. Foi apenas no início da década de 90 que a família Huyghe investiu pesado para transformar a cervejaria no que ela é hoje. Os mais famosos brands são mesmo as Deliriums, três excelentes cervejas: tremens, nocturnum e nöel. Mas essa La Guillotine é absolutamente deliciosa. Comparativamente ao tradicional estilo belga Strong Golden Ale, tem um perfil mais leve, mais frutado e mais lupulado, deixando as notas picantes dos fenóis e o álcool em segundo plano.

País: Bélgica
Estilo: Belgian Strong Golden Ale
Quando beber: uma cerveja intensa mas frutada e muito agradável
Harmonização: rodoric  cheese

Brouwerij Huyghe
As raízes da cervejaria estão ligadas às primeiras produções de cerveja registradas na cidade de Melle, norte da Bélgica, que datam do ano de 1654. Oficialmente, como Huyghe, foi fundada em 1906 por León Huyghe. A cervejaria é ainda hoje um empreendimento familiar. A cervejaria criou em 1992 a chamada “Irmandade do Elefante Rosa” composta por cidadão de Melle com dois objetivos: resgatar antigas tradições cervejeiras e promover ações sociais na cidade.

Avaliação  
Tradicional garrafinha da Huyghe (branca chapeada) com um belo rótulo vermelho com a guilhotina.
Na taça apresentou um líquido dourado intenso, levemente nebuloso e um creme branco bem denso, de grande formação e boa persistência. Marca bons laços.
No aroma os ésteres da levedura dominam com banana, damasco e pera e notas intensas do lúpulo herbal e frutado (abacaxi e tangerina).
Na boca novamente o destaque são os ésteres da levedura, repetindo as sensações frutadas agora acompanhadas de uma base de malte mel. O final é amargo e seco, com notas herbais. O aftertaste navega entre o adocicado das frutas e do mel e o amargor herbal. Tanto no aroma quanto no sabor a picardia dos fenóis aparece mas de forma muito discreta. O álcool está incrivelmente bem inserido para os seus 8.5% ABV.
Corpo sedoso e drinkability nas alturas.
www.delirium.be

Recommended Posts
Showing 2 comments
  • Shezão!
    Responder

    Essa breja é muito boa! Vc tem que beber on tap. Sinistra!!

Leave a Comment