Straffe Hendrik Quadrupel Bier – 4,2

straffequadrupelDegustei essa clássica quadrupel  justo na quinta-feira Santa. O que me foi um belo conforto. Grande cerveja intensa e alcoólica mas muito equilibrada. Daquelas de esquentar a alma. E com surpreendente drinkability para os seus 11% ABV. Vale muito.
_
País: Bélgica
Estilo: Belgian Quadrupel
Quando beber: reflexão
Harmonização: ela se basta
_
Brouwerij De Halve Maan
A Cervejaria da Lua Crescente é uma tradicional cervejaria da cidade de Bruges, norte da Bélgica. Sua fundação remete ao ano de 1564, mas a cervejaria ganhou destaque a partir de 1856 quando Henri Maes adquiriu a cervejaria que permanece ainda hoje sob o controle familiar. Possui duas linhas principais de cervejas: a Brugse Zot (blond e dubbel) e a Straffe Hendrik (tripel, quadruple, wild e heritage)
Avaliação
Na taça apresentou um coloração castanha bem escura, fechada e com um creme bege claro de excelente formação, persistência e bons laces.
Aroma deliciosamente intenso com notas de licor de alcaçuz, frutas escuras, açúcar belga, nozes tostadas e uma pega fenólica de noz moscada e pimenta preta.
Na boca novamente as notas licorosas comandam sobre uma sólida base de maltes caramelo tostado, ésteres de frutas escuras bem intensas e nozes.  O final é intenso e alcoólico, sendo levemente amargo e um tanto picante. Aftertaste profundo e persistente com notas de caramelo tostado e frutas escuras secas. Corpo sedoso e carbonatação surpreendentemente alta para o estilo.
Conjunto equilibrado com potência extrema mas com boa drinkability. Grande cerveja.
Recommended Posts

Leave a Comment