Tupiniquim Mandala Imperial Stout – 4,2

tupiniquimmandalaA Mandala é uma Russian Imperial Stout da gaúcha Tupiniquim com 12%ABV  e que leve aveia e malte de trigo. O resultado da aveia e do trigo mostra-se já na apresentação tanto na viscosidade do corpo como na boa formação de uma espuma densa.  De resto é uma RIS potente com perfil mais para o chocolate do que para a torra mas com um amargor intenso e agressivo. Deliciosa pancada.

País: Brasil (Porto Alegre)
Estilo: Russian Imperial Stout
Quando beber: frio, muito frio
Harmonização: sorvete de baunilha

Cervejaria Tupiniquim
Cervejaria de Porto Alegre estreou no mercado em 2013 através de excelentes produções colaborativas com nomes como Evil Twin, Omnipollo e Nøgne Ø. Sob o comando dos amigos Christian Bonotto, André Bettiol, Fernando Jaeger, Alex Ribeiro e Márcio Santos investe agora em produções sólo.
Avaliação
Vertida mostrou um líquido negro, muito viscoso, fechado e com um creme bege escuro denso, de boa formação e persistência. Já impressiona na apresentação.
Aroma intenso e agressivo. Bastante chocolate amargo com algo de café e hints de tabaco. Algumas notas licorosas.
Na boca novamente é o chocolate a estrela. Uma base de toffee, chocolate ao leite e chocolate amargo. Traz ainda algo de tabaco  e uma leve esterificação. O final traz um amargor de torra bem pronunciado carregando até um pouco de cinzas com notas licorosas esquentam a degustação. O aftertaste é bem adocicado trazendo chocolate e toffee com alguma torrefação em segundo plano. Corpo sedoso e carbonatação media/baixa.
No conjunto uma pancada de RIS mas com um perfil mais achocolatado do que torrado.
www.cervejatupiniquim.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment