Bear Republic Hop Rod Rye – 3,7

Essa Rye IPA da microcervejaria californiana Beer Republic é produzida com uma proporção de 18% de malte de centeio o que lhe confere uma rusticidade diferenciada. Além disso seus 8% ABV e 80 IBUs a transformam em uma IPA bastante agressiva, especialmente adequada para ser degustada no inverno. No aroma destaque para os lúpulos florais e resinosos e no sabor para uma pegada forte do malte caramelo e um destacado lúpulo terroso. Não está entre minhas american IPAs favoritas mas é bastante interessante especialmente se bem harmonizada em dias frios. Sigo a recomendação da Bear Republic e sugiro um Gumbo, uma espécie de guisado de carnes e mariscos, típico prato da american cajun cuisine.

País: Estados Unidos
Estilo: Rye IPA
Quando beber: uma IPA de inverno
Harmonização: gumbo

Bear Republic Brewing
Fundada em 1985 por Richard Norgrove, a Bear Republic é uma cervejaria familiar da cidade de Healdsburg, California, a 110 km norte de San Francisco. O nome é uma homenagem à revolta de colonos americanos contra as autoridades mexicana que ocorreu na região de Sonoma em 1846. Essa revolta, que ficou conhecida como a revolta da República da Bandeira do Urso, acabou por determinar a anexação da California pelos Estados Unidos.

Avaliação  
No pint mostrou um líquido âmbar escuro, nebuloso e com um creme bege de média formação, média persistência mas que deixa algumas marcas evidentes na parede.
O aroma traz lúpulos florais e resinosos especialmente. Ao fundo notas cítricas. A base é de um sólido malte cereal.
No sabor o malte mostra-se mais pronunciado, caramelo, que logo é sobrepujado por notas terrosas e um lúpulo resinoso.  Um adocicado aparece bem forte assim como o álcool que esquenta a degustação. O final é amargo, adstringente e um pouco seco. O aftertaste é profundo, com notas resinosas e caramelo.
O corpo é médio e a carbonatação é um pouco baixa.
Uma boa cerveja mas com um perfil um tanto adocicado para o meu paladar. Os lúpulos também estão um pouco agressivos, com notas terrosas e resinosas.
www.bearrepublic.com

Recommended Posts

Leave a Comment