Caracu – 2,0

caracuA Cerveja Caracu é uma verdadeira lenda brasileira. Lançada em 1889 por um descendente de espanhóis conhecido como Major Pinho. Pinho fundou a Cervejaria Caracu na cidade de Rio Claro, interior paulista, e Por quase um século a Caracu se consolidou como uma cerveja forte e nutritiva, especialmente por ser não ser filtrada e ser uma das poucas à fugir da profusão de lagers leves do mercado nacional. 

País: Brasil (Rio Claro)
Estilo: Sweet Stout
Quando beber: na adolescência para ficar forte
Harmonização: batida com ovo cru no liquidificador

Receitas Populares
Por ser uma cerveja forte e nutritiva, teve um papel de alimento e estimulante de crescimento para muitas gerações de brasileiros. 
Na minha adolescência era comum beber Caracu batida com ovo para crescer forte e ganhar músculos. Éramos completamente loucos. 
Hoje eu diria: quer uma Stout? Pague mais e tome uma verdadeira.
Avaliação
Cerveja negra com creme de baixa densidade e persistência. 
Aroma onde se destaca o café e algum malte torrado.
 No sabor mostra sua potência nutritiva sendo densa e cremosa. O problema é ser um pouco doce demais o que dificulta a drinkability. O final também é excessivamente torrado, quase uma rauch. Forte mas desquilibrada. 
Francamente? Fico na caracu com ovo.
Recommended Posts
Showing 2 comments
  • Iorran Henrique Sousa Da Silva
    Responder

    Gostei da sua materia amigo, venho me interessando muito em cervejas tipo Stout, e s Caracu foi primeira e unica que experimentei até agora, gostei muito dela, e o toque talvez exageradamente doce me cativou.
    O armargor passageiro seguido do sabor de café e talvez uma lembrança de chocolate me agradaram muito.
    Pretendo experimentar outras Stout como a Petra, Baden Baden e a Black Princess, que inclusive ja comprei uma garrafa, mas muito provavelmente não abandonarei a tradição que recebi do meu falecido avô de consumir a Caracu como Stout numero um.

Leave a Comment