Cigar City Hunahpu’s – 4,6

hunahpuA Hunahpu’s (o nome remete à uma divindade Maia) é uma preciosidade que a Cigar City produz apenas uma vez por ano sendo liberada a venda sempre no segundo sábado de março. Já é uma das “moscas brancas” do mundo da cerveja artesanal americana. E merece.  Excepcional RIS que poderia ser definida como um chocolate alcoólico com pimenta.

País: Estados Unidos
Estilo: Russian Imperial Stout
Quando beber: celebrar a civilização Maia
Harmonização: poderia acompanhar um charuto cubano ou uma tradicional “vaca frita”

Cigar City Brewing
A Cigar City é uma jovem cervejaria da cidade de Tampa na Flórida. Fundada em 2008, tem em seu nome uma referência ao passado dessa cidade de fortes raízes latinas: a produção de charutos. O pub da Cigar é bastante famoso e vale a visita.
Avaliação
Na taça apresenta um líquido negro, intenso, viscoso e com um creme marrom de media forma
Aroma bastante intenso com baunilha dominando, notas de canela e muito chocolate. Aos poucos a pimenta aparece assim como o café e algumas notas licorosas. Ao fundo alguns ésteres de frutas escutas, algo de cocada e melaço.
Na boca a explosão continua com uma entrada trazendo caramelo bem tostado, baunilha, canela, muito cacau e chocolate amargo. Aos poucos as notas torradas trazem café e com elas a pimenta que conduzem a um final picante, levemente amargo e torrado. Aftertaste que enche a boca e dura para sempre. Muito cacau, baunilha e pimenta. Corpo sedoso e carbonatação baixa. Espetáculo de cerveja.
www.cigarcitybrewing.com
Foto: bogartbeers

Recommended Posts

Leave a Comment