DUM Jan Kubis – 3,8

A nova criação da DUM é uma India Pale Lager que sofre inclusive um dry hopping com Simcoe. Um ponto fora da curva do estilo e que vale a degustação. O nome é uma homenagem ao paraquedista e herói tcheco, morto na II Guerra Mundial, que teve sua família inteira dizimada após exterminar Reinhard Heydrich, o Carniceiro de Praga, um dos mentores do Holocausto. Bela e justa homenagem.

País: Brasil (Curitiba)
Estilo: India Pale Lager
Quando beber: lembrar que lagers também podem ser deliciosas
Harmonização: carne de onça

DUM Cervejaria
A DUM é fruto do talento de três amigos: Luiz Felipe, Murilo e Julio. Para quem conhece a cena cervejeira de Curitiba os três são figurinhas carimbadas mas nacionalmente ficaram conhecidos pela sua Petroleum, que teve produção inicial através da mineira Wäls.  Mas essa ano a DUM deu um passo à profissionalização e começou a produzir comercialmente as próprias cervejas utilizando as instalações da Cervejaria Curitiba. Sorte nossa que agora temos a DUM Petroleum, original e mais pancadona, e essa surpreendente Jan Kubis.
Avaliação  
Vertida apresentou um líquido âmbar claro, com uma leve nebulosidade provavelmente proveniente do dry hopping e um creme branco de boa formação e boa persistência com densidade surpreendente para uma lager.
No aroma a primeira impressão vem com muito lúpulo cítrico, lembrando uma APA ou até mesmo uma IPA west coast. Pena que ao longo da degustação ela não sustente esse aroma que fica levemente herbal e com um malte suave fazendo base. Algumas notas de cereais crus aparecem com o elevar da temperatura.
O sabor é aproxima-se mais do tradicional para o estilo lager com uma leve base de malte e um final intensamente amargo e moderadamente seco. Algumas notas frutadas do lúpulo também fazem-se presentes, mas de forma discreta. O aftertaste é persistente trazendo um amargor levemente adstringente e um leve adocicado do malte.
Corpo médio para o estilo, carbonatação evidente e excelente drinkability.
Conjunto equilibrado em uma lager que agrada bastante.
www.dumcervejaria.com.br

 

Recommended Posts

Leave a Comment