DUM Petroleum – 4,2

A DUM talvez tenha sido um dos raros casos que antes mesmo de estrear no mercado já gerava expectativa. Ainda quando era produzida na panela, a sua Petroleum ganhou fama e era disputada a tapa a cada brassagem. E eis que finalmente a produção própria, agora industrializada, chega ao mercado. E como diz o marketing da cervejaria: a recompensa finalmente chegou. Uma excepcional Russian Imperial Stout que conta com adição de aveia e cacau. Uma deliciosa pancada (12% de ABV e incríveis 96 IBUs) com destaque para o corpo viscoso (mesmo!) e expressivas notas de café. Uma cerveja rústica e agressiva, mas absolutamente deliciosa.

País: Brasil (Curitiba)
Estilo: Russian Imperial Stout
Quando beber: inverno curitibano
Harmonização: tente com sorvete de creme

DUM Cervejaria
A DUM é uma cervejaria caseira que surgiu na movimentada cena cervejeira da revolução curitibana. Fundada por 3 amigos, Luiz Felipe, Murilo e Julio;  ganhou fama ainda na fase de panela com sua Russian Imperial Stout, a primeira versão da Petroleum. A aceitação dessa cerveja foi tão grande que em 2012 a mineira Wäls adquiriu os direitos de também produzir a Petroleum. Mas perseguindo seu sonho, a DUM lançou em 2013 a produção própria, produzida na cervejaria Curitiba, mas sob a supervisão do trio. É a DUM entrando para valer no mercado.

Avaliação  
Vertida apresentou um líquido absolutamente negro, opaco, intenso. O creme escuro, marrom com notas arroxeadas, forma-se com excelente volume, é persistente e deixa boas marcas no copo.
O aroma é uma pancada. Muito, mas muito café. Em segundo plano chocolate, baunilha, frutas escuras e algumas notas licorosas.
O sabor é realçado pelo corpo incrivelmente viscoso. É um óleo mesmo, denso e sedoso. Novamente no sabor muito café, algumas notas adocicadas de caramelo, baunilha e chocolate e algo de frutas escuras.  Essa complexidade evolui para um final torrado e amargo. O aftertaste lembra licor de café, com notas claras da torrefação e álcool bem presente.
Uma cerveja potente que precisa da temperatura de serviço adequada (8˚ – 12˚ C) e muita calma na degustação. Excepcional criação da Dum.
www.dumcervejaria.com.br

Recommended Posts
Showing 4 comments
  • Carlos Eduardo
    Responder

    Essa é a mesma da Wals?

    • Edson Prates
      Responder

      Jota,
      Faz uma degustação compara da Wals com a Dum.
      Vlw

Leave a Comment