Evil Twin Ashtray Heart – 3,9

A Evil Twin nunca decepciona. É incrível como essa cigana dinamarquesa quer seja produzindo em cervejarias dos Estados Unidos como na Europa e agora do Brasil, sempre acerta. Confesso que esperava dessa sua Smoked Porter uma pancada de maltes defumados e foi surpreendido por uma cerveja equilibrada e com incrível drinkability. E olha que não sou lá fã de maltes defumados mas está tudo lá. Notas de bacon e fumaça no aroma equilibradas com surpreendentes notas lupuladas. No sabor notas salgadas, bacon e fumaça equilibradas por um malte doce. E um aftertaste que prima pelo equilíbrio dos maltes.

País: Dinamarca
Estilo: Smoked Porter
Quando beber: acompanhar comidas defumadas
Harmonização: røget ål

Evil Twin Brewing
A Evil Twin é uma cervejaria sui generis: sua sede é em Copenhaguen, seu dono e mestre-cervejeiro mora em Nova York e produz suas cervejas tanto nos Estados Unidos como na Europa (é uma cervejaria cigana não tendo instalações próprias e produzindo sempre em instalações de terceiros).
Fundada em 2010 por Jeppe Jarnit-Bjergsø colocou, juntamente com a Mikkeller (comandada pelo irmão gêmeo de Jeppe, Mikkel), a Dinamarca na vanguarda da cerveja artesanal no mundo.

Avaliação  
No pint apresentou uma coloração absolutamente negra, opaca, fechada e com um creme bege escuro bem denso, de excelente formação e média persistência e que deixa apenas um pequeno colar.
Aroma intenso e medianamente complexo. O malte defumado está bem presente com notas de fumaça e bacon, mas também notas de chocolate. Ao fundo um lúpulo surpreendentemente limpo e cítrico.
Na boca surpreende pelo equilíbrio e pela leveza apesar da intensidade. Na entrada os maltes aparecem defumados (fumaça e bacon) e torrados (café) com algumas notas salgadas. Aos poucos um malte doce vem equilibrando e fazendo um final suave e bem colocado. O álcool esquenta mas sem incomodar. O aftertaste profundo e complexo com bacon, fumaça e malte doce. Corpo sedoso e carbonatação tímida.
Eu esperava uma pancada defumada e encontrei uma cerveja complexa e fácil de beber. Evil Twin nunca decepciona.
www.eviltwin.dk

 

Recommended Posts

Leave a Comment