Faro Lambic Lindemans – 3,7

Faro (Farrô) é uma das subdivisões do estilo das Lambics. Popular na Bélgica no início do século XIX, praticamente desapareceu tendo sido redescoberto apenas no final do século XX. As Lambics Faro caracterizam-se por ser um blend entre uma Lambic envelhecida, mais forte, e uma Lambic de “um verão”, de baixo ABV e mais suave. Ao blend adiciona-se açúcar belga escuro ou mesmo melaço. As Faro modernas, por serem pasteurizadas, representam uma versão mais suave das Faros tradicionais, encontradas apenas na Bélgica. Essa Lindemans talvez seja a única Faro que chegue ao Brasil e vale muito a experiência mesclando as típicas sensações das Lambics puras com notas de couro, notas avinagradas e notas adocicadas. É um estilo difícil, pouco compreendido, mas que aos poucos vai me conquistando.

País: Bélgica
Estilo: Lambic Faro
Quando beber: cai muito bem com qualquer sobremesa
Harmonização: belgian pralines

Brouwerij Lindemans
Em 1809, um fazendeiro chamado Frans Lindemans, dono de uma propriedade rural em Vlezenbeek perto de Bruxelas, decidiu intensificar suas atividades, especialmente durante o inverno, fabricando cerveja. A produção comercial teve inícío em 1811 e de lá para cá a Lindemans especializou-se na produção de Lambics. Hoje a produção dessa cervejaria independente e familiar, é especialmente destinada ao mercado dos Estados Unidos. 
Avaliação  
Na taca apresentou um líquido acobreado brilhante e intenso. O creme é branco, de boa formação e média persistência, deixando apenas um colar mas boas marcas na taça.
O aroma traz de cara o característico aroma selvagem que lembra manta de cavalo (baixeiro para quem é do sul) e couro. Notas avinagradas misturadas à uvas verdes maceradas. Ao fundo notas adocicadas que lembram xarope de ervas e raspas de limão.
Na boca tem uma entrada de açúcar belga mas que logo é equilibrada por notas ácidas e avinagradas. Algumas notas de fruta azeda também estão lá. O final traz um amargor suave com notas cítricas, especialmente limão. O aftertaste tem notas do açucar bela, algo avinagrado e suco de limão.
O corpo é médio e a carbonatação elevada.
Como toda Lambic, ame-a ou deixe-a. Mas te garanto, à medida que as entendemos,  não vivemos mais sem elas.
www.lindemans.be

Recent Posts

Leave a Comment