Goose Island Sofie – 4,1

gooseislandsofieA Goose Island é uma das mais controversas cervejarias do mundo artesanal. Não pelas suas extraordinárias cervejas mas por ter sido adquirida pela gigante AB-Inbev em 2011 no seu primeiro grande passo para dominar também o mercado artesanal. Mas isso é conversa para outro post. Quanto à Sofie trata-se de uma farmhouse envelhecida em barris de carvalho. Bem refinada, frutada, com os fenóis comportados e um final menos seco que o esperado é sim uma excelente cerveja.

País: Estados Unidos
Estilo: Saison
Quando beber: apesar de AB-Inbev é boa, beba
Harmonização: ostras frescas

Goose Island Brewery
A Goose Island é cervejaria de Chicago fundada por John Hall em 1988. Uma das cervejarias mais premiadas do mundo produz talvez a mais hypada linhas de cerveja artesanal com as suas Bourbon Countys.  Em 2011 foi adquirida pela AB-Inbev em uma clara estratégia de dominar também esse crescente mercado.
Avaliação
Na taça apresentou uma coloração dourada claro, bem nebulosa e com um creme branco denso de boa formação e excelente persistência.
Aroma medianamente intenso e delicado com notas ácidas e azedas. Expressivas notas cítricas (limão e laranja), uva branca e abacaxi. Os fenóis emprestam uma leve picardia do cravo. Baunilha e malte de trigo presentes. Limpo e bem refrescante.
O sabor é menos intenso mas muito agradável e crocante. Notas claras de limão e casca de laranja, algumas notas de malte doce, leves ésteres de frutas amarelas maceradas e azedas. Final ácido, levemente seco e com um amargor suave e limpo. Aftertaste refrescante com notas ácidas e azedas de uva verde e limão. Corpo leve e carbonatação elevada. Altíssima drinkability.
Apesar de ser AB-INBEV tenho que reconhecer: excelente cerveja.
www.gooseisland.com

Recommended Posts

Leave a Comment