Ola Dubh Special Reserve 18 – 4,3

Envelhecida por 18 anos nos barris do Highland Park´s, essa imperial assume uma personalidade impressionante com muito amadeirado, defumado e notas deliciosas de whiskie. Uma preciosidade da harviestoun encontrada também nas versões 12 a 40 anos. Excepcional Imperial Porter da Havierstoun com potência, agressividade e elegância.

País:
 Escócia
Estilo: Old Ale
Quando beber: inverno boreal
Harmonização: que tal um charuto?

Harviestoun Brewery
A Harviestoun é uma cervejaria escocesa da nova geração fundada em 1985 por Ken Brocker e que impressiona pelo altíssimo padrão de qualidade de seus brands. Os 3 principais brands são nada menos que a Schiehallion nota 4,0, o Bitter & Twisted nota 3,9 e a Old Engine Oil nota 3,8. Além desses a cervejaria produz ainda uma série de cervejas do estilo imperial porter envelhecidas em barris de carvalho do famoso whiskie Highland ParK´s, single malt considerado um dos melhores, se não o melhor, whiskie do mundo.
Avaliação
A apresentação começa na garrafa caprichadíssima: belo rótulo, cada exemplar assinado pelo head brewer e pelo master of wood e personalizada com numero da garrafa e com data de envase. A minha era a número 846 envasada em fevereiro de 2009.
Vertida na taça apresentou um líquido negro, opaco, fechado que forma um belo creme bege, denso, de boa formação, baixa persistência mas que deixa uma camada perene e forma alguns laços.
O aroma pronunciado mostra grande complexidade. Inspirador. Da maturação vem toques amadeirados, notas do whiskie. Notas torradas, especialmente café e chocolate amargo. Com o crescer da temperatura notas defumadas, toffee e surpreendentes notas frutadas.
O sabor segue essa linha agressiva mas equilibrada. Destaque para o whiskie e para as notas defumadas. Apresenta inicialmente um leve adocicado, toffee e frutado, lembrando bastante um single malt. Final amargo e defumado. Aftertaste que lembra muito o maltado do whiskie, equilibrado mas quente. Corpo licoroso e baixa carbonatação.
Uma cerveja agressiva sem deixar de ser equilibrada e complexa e difícil sem deixar de ser deliciosa. Excepcional!
www.harviestoun.com

Recent Posts

Leave a Comment