Ola Dubh Special Reserve 40 – 4,7

A melhor cerveja que já tive oportunidade de degustar. Uma obra de arte em edição limitada, envelhecida em barris de carvalho usados na maturação do celebrado whisky Highland Park 40 Anos Single Malt. Com o tempo de uma vida inteira em contato com o puro malte, os barris de carvalho adicionam notas de whisky à cerveja, aumentando a complexidade dessa criação memorável. Cerveja única, assinada no rótulo pelo mestre cervejeiro Stuart Cail da Harviestoun e pelo mestre de madeira George Espie, do The Macallan Whisky. Com garrafa numerada, a minha era 2664, e safrada, agosto de 2010. O capricho é tanto que até o detalhe de proteção da tampinha traz uma medalha da Harviestoun para abrir o lacre. Ola Dubh significa em gaélico óleo negro, mas ela vale muito mais do que petróleo.

País: Escócia
Estilo: Old Ale
Porque beber: best ever
Harmonização: só ela e mais nada

Harviestoun Brewery
Fundada em 1984 por um ex-mecânico da Ford Motors, Ken Brooker, e por um fazendeiro, Eric Harris, a Harviestoun está localizada na cidade de Alva, coração da Escócia. Ao lado da Brewdog, colocou a Escócia no primeiro escalão do mundo das cervejas e, eu garanto, qualquer rótulo Harviestoun é especial e imperdível. Qualquer! Ganhei essa maravilha de presente de aniversário da Bianca. Valeu cada centavo.
Best gift ever! Best beer ever!

Avaliação
Vertida apresentou um líquido negro, opaco, fechado, intenso. Formou um creme bege de boa formação e média persistência deixando apenas um colar permanente.
O aroma é próprio de um whisky. Delicioso. Mas não é só isso, notas amadeiradas acompanhadas por café, frutas secas escuras, avelãs e licor de cacau.
No sabor as fortes sensações continuam se alternando, a entrada é própria de um whiskie 40 anos com notas de baunilha e notas amadeiradas. Aos poucos entram notas tostadas, café e chocolate amargo e ésteres frutados (ameixas secas). O final chega então levemente amargo e seco, perfeito. O álcool está lá, esquenta sem nunca agredir. O corpo é aveludado, denso, macio. A carbonatação é baixa. O afertaste persistente, com notas intensas mas suaves de whiskie, madeira e baunilha.
Vale cada centavo investido. Um néctar absurdo. A Harviestoun passou dos limites.

www.harviestoun.com

 

Recommended Posts

Leave a Comment