Rodenbach Vintage 2012 Oak Aged Barrel Nº 170 – 4,5

rodenbachvintageDeliciosamente azeda. Essa Vintage é envelhecida em barris especialmente escolhidos pelos mestres cervejeiros da Rodenbach entre os que produziram as melhores cervejas após dois ano de maturação. 170 é o número do barril e 2012 o ano do início da maturação que dura então novos dois anos. O resultado é uma cerveja azeda com notas balsâmicas, baunilha e frutas vermelhas. Que cerveja!

País: Bélgica
Estilo: Flanders Red Ale
Quando beber: imaginar que Deus é belga
Harmonização: ela é perfeita com cortes especiais como um bife de ancho mas eu prefiro só ela mesmo

Brouwerij Rodenbach.
A história da cervejaria inicia em 1821 quando os irmãos Rodenbach (Pedro, Alexandre, Ferdinand e Constantijn) resolveram investir em uma pequena cervejaria na cidade de Roeselare em Flandres ocidental.  O grande salto de qualidade da cervejaria deu-se em 1878 quando Eugene Rodenbach foi até a Inglaterra aprender sobre o envelhecimento de cervejas em barris de carvalho, o que até hoje caracteriza a Rodenbach. Em 1988 teve então seu controle adquirido pela Brouwerij Palm que tem como destaques de seu portfólio a própria Rodenbachn e a Boon. Hoje a Rodenbach é especialista na produção do estilo Flanders Red Ale.
Avaliação
Na taça mostrou uma líquido acobreado escuro, turvo e com um creme marfim de média formação e baixa persistência.
Aroma intenso, complexo e refrescante. Deliciosas notas de vinagre balsâmico, maça verde, uvas vermelhas, cerejas maceradas, baunilha intensa, caramelo, um pouco de madeira. Aquele delícia de vinho velho.
Na boca já de cara mostra o caráter azedo e ácido. Novamente notas vinificadas, balsâmico, frutas vermelhas maceradas e muita baunilha. Notas de madeira bem presentes. O final é acido seco e bastante azedo . Aftertaste profundo com baunilha, balsâmico e frutas vermelhas maceradas. Corpo médio, carbonatação baixa mas acima do esperado e drinkability nas alturas.
No conjunto uma cerveja extremamente vinificado sendo azeda e frutada à perfeição. Que aula!
www.rodenbach.be

Recommended Posts

Leave a Comment