Schornstein India Pale Ale – 3,8

Em sendo de Pomerode, é mais do que natural que a inclinação da Schornstein fosse mesmo a escola alemã. E foi assim que suas cervejas, produzidas apenas on tap, ganharam fama em todo o Brasil. Mas felizmente a Schornstein não ficou parada e esse lançou uma nova linha com 5 estilos e agora com cervejas em garrafa. Além de 3 tradicionais estilos alemães (Pilsen, Weiss e Bock) agregou a sua já aclamada Imperial Stout e uma novidade: essa India Pale Ale. Assinada pela mestre cervejeira Katia Jorge é uma excelente IPA que traz excelentes sensações lupuladas aliadas a um impecável equilíbrio. Altamente recomendável. Destaque para o belíssimo rótulo.

País: Brasil (Pomerode)
Estilo: India Pale Ale
Quando beber: bela pedida pro verão no litoral de Santa Catarina
Harmonização: pla nueng manao (thai food)

Cervejaria Schornstein

Fundada em 2006 na cidade de Pomerode, Santa Catarina, a Schornstein está sediada em um prédio, tombado pelo patrimônio histórico, com cerca de 50 anos de existência e que tem uma chaminé de 30 metros de altura toda de tijolos maciços. Esta é sua principal referência e está na logomarca e no significado do nome da fábrica.
Após o sucesso inicial da cervejaria em Santa Catarina, expandiu suas atividades com uma filial na cidade de Holambra, no interior de São Paulo. Tanto em Pomerode como em Holambra a dica é degustar as belas Schornsteins na fonte.

Avaliação  
Vertida no pint apresentou um líquido âmbar turvo e com um creme branco, bastante denso, de boa formação, persistência deixando marcas no vidro.
No aroma, mais agradável do que intenso, traz lúpulos americanos (cítricos e herbáceos) e um pão de malte como base.
O sabor, mais intenso que o aroma, mostra novamente a base de malte doce (sem chegar a ser aquele caramelo enjoativo, mas doce) que logo é sobrepujado pela força dos lúpulos frutados e florais. O final, apesar de comportado, é amargo e quase seco.O aftertaste traz novamente um residual de malte doce mas sem incomodar com uma boa dose de amargor e notas frutadas provenientes dos lúpulos.
Corpo médio assim como a carbonatação e excelente drinkability.
Equilíbrio na medida em uma excelente IPA da Schornstein.
www.schornstein.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment