Three Floyds Risgoop – 4,5

risgoopMinha primeira Three Floyds. E já de cara traz no rótulo a bandeira libertária (Gadsden Flag): DON’T TREAD ON ME! Esse é o meu tipo de gente. Produzida colaborativamente com a dinamarquesa Mikkeller foi brassada tanto nos EUA como na Europa. Trata-se de uma receita de Barley Wine com adição de arroz (a cervejaria a enquadrou como Rice Ale). Extremamente complexa tem a potência de uma Barley Wine, o aroma de uma Imperial IPA e a leveza proporcionada pelo arroz.

País: Estados Unidos
Estilo: American Barley Wine (Rice Ale)
Quando beber: celebrar a causa libertária
Harmonização: nada, só ela

Three Floyds Brewing
Cervejaria familiar da cidade de Munster, Indiana. Foi fundada em 1996 por Mike Floyd e seus filhos Nick e Simon. É considerada uma das melhores cervejarias artesanais dos Estados Unidos faturando muitos prêmios e produzindo algumas das mais procuradas moscas brancas do mundo artesanal como a clássica Dark Lord vendida apenas na cervejaria no último sábado de abril.
Avaliação
Na taça apresentou uma coloração âmbar-alaranjada bem intensa, bastante nebulosa e com um creme branco de boa formação e persistência.
Aroma muito intenso, frutado e agradável. Grapefruit, tangerina, frutas tropicais, uvas verdes sobre uma sólida base de malte toffee. Também notas de resina de pinho. Lembra mais de uma IPA do que uma BW.
Na boca novamente a base de caramelo é bem sólida mas sem ser adocicada (toffee) e logo vem as frutas bastante presentes com manga, notas cítricas, uva verde e abacaxi. O final é assertivamente amargo mas limpo com deliciosas notas de resina de lúpulo. Aftertaste profundo e persistente trazendo as notas frutadas com resina de lúpulo e malte toffee. Carbonatação média e corpo mais leve que o esperado mesmo sendo sedoso o que contribui para uma drinkability alta. Álcool perfeitamente inserido para seus 10,4% ABV.
Definitivamente não é uma BW tradicional.
De qualquer forma uma cerveja excepcional, intensa e extremamente equilibrada.
www.3floyds.com

Recommended Posts

Leave a Comment