Wäls Abróba (IPA)² – 3,0

A utilização de abóbora na produção de cervejas é uma tradição dos primeiros colonos americanos. O estilo, produzido sazonalmente por ocasião da temporada de Halloween, é chamado de Pumpkin Ale. Aproveitando essa onda a Wäls em parceria com o clube de cervejas Have a Nice Beer, lança essa exclusiva Pumpkin IPA que leva, além de um duplo dry hop, uma adição de doce de abóbora. A “Abóbra” é uma cerveja até complexa, mas que decepciona. Como toda cerveja da Wäls é um tanto confusa e pesada. Se por um lado o adocicado da abóbora está presente, os lúpulos estão discretos demais e o álcool passou da medida. Eu não me acerto com a Wäls.

País: Brasil (Belo Horizonte)
Estilo: Belgian Pumpkin India Pale Ale
Quando beber: halloween em BH, e só
Harmonização: quibebe com charque

Cervejaria Wäls
Fundada em 1999 na região da Pampulha em Belo Horizonte, seus idealizadores são dois irmãos: Tiago e José Felipe Carneiro. Inicialmente uma fábrica de suco, a Wäls pouco a pouco mudou o foco do negócio e vem se tornando uma das mais conhecidas cervejarias artesanais do país. Com um marketing agressivo tem se esforçado no lançamento de novidades. Infelizmente nenhuma delas me agradou.
Avaliação  
Vertida apresentou um líquido âmbar escuro, fechado e turvo. O creme bege é bastante denso, de excelente formação e boa persistência. Deixa ainda sentidas marcas nas paredes.
O aroma decepciona um pouco trazendo cravo, notas de malte doce e álcool aparente. O lúpulo traz apenas um interessante floral mas muito pouco para uma Imperial IPA com double dry hop.
O sabor, mais interessante que o aroma, traz maltes doces, novamente leve cravo e uma sugestão de doce de abóbora. O álcool esquenta desde o começo. O final tem um amargor bem assertivo, levemente terroso picante e com alguma adstringência.
O aftertaste surpreende por não ser agressivo com o álcool, trazendo notas adocicadas que remetem à abóbora (sugestão?) e um pouco de cravo.
O corpo é medio e a carbonatação mais para alta. A drinkability é apenas razoável.
Uma cerveja complexa mas um tanto pesada, alcoólica e amarrada. Como são em geral as cervejas da Wäls.
www.wals.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment