Wäls Niobium – 3,5

Definitivamente eu não dou sorte com a Wäls. Nem uma ou duas vezes peguei cervejas com problemas. Atribuo ao tipo de rolha adotado que permite a troca gasosa e a entrada de oxigênio. Quando são cervejas belgas, refermentadas na garrafa, o problema é minimizado. Mas quando sai dos estilos belgas a coisa complica. Recentemente adquiri os dois lançamentos da Wäls: a Vanilla Hoppy Cookies e essa Niobium. Na degustação da primeira encontrei uma totalmente flat (sem carbonatação) e já com oxidação nítida. Gentilmente a Wäls vai repor a cerveja e sinceramente espero que ela me surpreenda. Por isso, nessa Niobium estava com pé atrás. Na degustação mostrou-se uma boa cerveja com expressiva participação dos lúpulos Cascade e Galaxy ( a cervejaria cita ainda Polaris e Saaz mas estavam apagados) e uma contida e correta base de caramelo.

País: Brasil (Belo Horizonte)
Estilo: Imperial India Pale Ale
Quando beber: fresca em BH
Harmonização: costelinha de porco

Cervejaria Wäls
Fundada em 1999 na região da Pampulha em Belo Horizonte, seus idealizadores são dois irmãos: Tiago e José Felipe Carneiro. Inicialmente uma fábrica de suco, a Wäls pouco a pouco mudou o foco do negócio e vem se firmando como uma das maiores cervejarias artesanais do país.

Avaliação  
Vertida apresentou um coloração âmbar escura, sem turvidez, levemente opaca e com um creme bege de boa formação e pequena persistência mas que deixou um anel e expressivas marcas no pint.
A primeira impressão do aroma trouxe notas cítricas e malte caramelo, ambos intensos.  Mas logo o aroma perde potência deixando apenas notas resinosas e o caramelo.
Na boca tem uma entrada malta com notas resinosas, frutas tropicais, frutas vermelhas e um final amargo e resinoso. O aftertaste traz bastante caramelo bem aliado à notas cítricas, herbais e resinosas. O álcool está lá, mas muito bem inserido.  Com o elevar da temperatura infelizmente aparecem algumas notas de oxidação no aroma e no sabor (sangue).
Corpo médio, carbonatação baixa e média drinkability.
Eu não dou sorte com a Wäls mesmo.
www.wals.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment