Wäls Vanilla Hoppy Cookies – 2,4

O lançamento dessa cerveja colaborativa Wäls-Way gerou grande expectativa. Uma Imperial Brown Ale com baunilhas e lúpulo Polaris prometia ser a grande cerveja do ano. Infelizmente decepcionou e não foi pouco. Já na primeira garrafa tive problemas, estava totalmente flat e oxidada (notas de sangue). Gentilmente a Wäls repôs o exemplar comprometido (está se tornando crônico o problema das rolhas da Wäls) mas mesmo assim não convenceu. Uma cerveja extremamente pesada (sempre acho isso das Wäls) doce e alcoólica. Mesmo para uma a proposta licorosa é excessiva e desequilibrada tornando baixíssima a drinkability.  Eu sempre acho as cervejas da Way muito equilibradas mas nessa parceria com a Wäls predominou a mão pesada da segunda.

País: Brasil (Belo Horizonte)
Estilo: Imperial Brown Ale
Quando beber: difícil, melhor passar
Harmonização: nops

Cervejaria Wäls e Way Beer
A Wäls é uma cervejaria de Belo Horizonte fundada em 1999 sob o comando dos irmãos Tiago e José Felipe Carneiro.  Recentemente foi premiada com duas medalhas no World Beer Cup de Denver. É hoje uma das principais cervejarias artesanais do Brasil.
Já a Way Beer é na minha opinião a mais criativa das cervejarias brasileiras (talvez divida com a Bodebrown) e desde 2010 vem nos oferecendo pequenas grandes cervejas.
Pena que nessa colaboração, ambas erraram a mão.

Avaliação  
Belíssimo rótulo e apresentação. Já na taça apresentou um líquido marrom escuro, brilhante e com um creme bege de baixa formação, apenas um colar, que logo se dissipou.
No aroma o álcool se destaca acompanhado por algumas notas de caramelo e ao fundo quase desaparecidas notas herbais.
O sabor traz a mesma linha fortemente adocicada, com caramelo e álcool, desequilibrados e excessivos. No final um certo amargo tenta sem sucesso dar equilíbrio mas com certa adstringência destoa do conjunto. No aftertaste novamente álcool em excesso, agressivo.
O corpo é licoroso e carbonatação quase flat.
Uma cerveja doce e alcoólica que prima pelo desequilíbrio e que leva a uma baixíssima drinkability.
www.wals.com.br

Recommended Posts

Leave a Comment